Data/Hora: 06 Set 2010 10:22

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 103 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7
 Cursos de condução Off Road ?! 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 03 Mar 2010 11:56
Mensagem Re: Cursos de condução Off Road ?!
Bem eu sobre dar umas voltinhas em off road não posso dizer grande coisa pois só agora é que comecei e ainda ando mais no chão do que na mota, tenho tudo aprender....
Agora o que posso dizer é que o equipamento faz mesmo falta...
Neste ultimo passeio numa das muitas quedas, houve uma q fiquei com a mota em cima do pé mesmo na zona do escape... Sorte é que usava botas caso contrario não sei como seria... sentia uma pressão no pé devido ao peso da mota, mas não sofri qualquer lesão... Se tivesse levado o sapatinho das couves não sei o que podia acontecer.... :cry:
Logo eu q dizia que não dava jeito andar de botas…

11 Mar 2010 09:57 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email
Aventureiro

Registado: 14 Out 2009 21:53
procoelho Escreveu:
Bem eu sobre dar umas voltinhas em off road não posso dizer grande coisa pois só agora é que comecei e ainda ando mais no chão do que na mota, tenho tudo aprender....
Agora o que posso dizer é que o equipamento faz mesmo falta...
Neste ultimo passeio numa das muitas quedas, houve uma q fiquei com a mota em cima do pé mesmo na zona do escape... Sorte é que usava botas caso contrario não sei como seria... sentia uma pressão no pé devido ao peso da mota, mas não sofri qualquer lesão... Se tivesse levado o sapatinho das couves não sei o que podia acontecer.... :cry:
Logo eu q dizia que não dava jeito andar de botas…

Por levar botas de estrada no ultimo passeio ando com o pé todo pisado, manco, massagem de manhã e à noite, pé em água quente ao fim do dia, pé elástico e ainda tive direito a uma visita ao Hospital ... uma das botas já estava paga :stupid:

11 Mar 2010 11:36 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email
IrOn bUTT

Registado: 10 Maio 2009 00:21
pois eu neste ultimo tralho sem o neck-brace se calhar nao estava aqui, o Serodio q o diga :(

11 Mar 2010 11:56 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email WWW
Aventureiro

Registado: 03 Jun 2009 23:28
Quanto a este assunto (original) a minha opinião é de quem puder financeiramente fazer um curso especifico que o faça, é conhecimento concentrado e um fim de semana bem passado, mas não é uma condição essencial para fazer TT como dizem... Aliás como começaram os instrutores desses cursos enunciados?? ...pela experiencia empírica como grande parte de nós.

Já faço parte dos Nomads desde a sua génese (há 10 anos atrás) e já antes disso verdascava com minha Té sozinho e não vejo que upgrade me teria trazido em todo o meu percurso moTTociclista um curso com a estrutura dos que tenho visto enunciados.

Se me disserem que é excelente partilhar e adquirir um pouco da experiencia que algumas pessoas têm nas suas viagens pelo mundo...ok, concordo. Que em megaviagens dá uma sensação de mais segurança termos alguem a orientar-nos que já fez algo que vamos tentar fazer por nós proprios...ok, concordo.

Mas agora, o famoso Kit de unhas que tanto se fala, só o conseguimos adquirir com kilometros percorridos, conhecendo de mais perto cada grão de areia, sentindo o sabor da lama acabada de desvirgindar, saboreando a sensação de nos perdermos no meio do matagal e de constactarmos que a nossa menina se afunda na mistela de hidrogenio e oxigenio e consegue sair ilesa na margem oposta.

XT 600Z Ténéré 89
XT 600Z Ténéré 90

Imagem http://www.TENEREOWNERSNETCLUBPORTUGAL.com

última vez editado por VitorCosta s 11 Mar 2010 13:16, editado 1 vez no total

11 Mar 2010 12:44 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email WWW
Aventureiro

Registado: 10 Ago 2005 10:22
Concordo a 100% :thumbsup: , e diga-se que até fiquei com vontade de ir buscar a mota .

11 Mar 2010 12:47 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Aventureiro

Registado: 08 Set 2009 16:11
Nem eu diria melhor!

Tb me apetece andar de mota...mas tá toda despidinha... :crybaby: :crybaby:

11 Mar 2010 13:20 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email
IrOn bUTT

Mais uma vez acho que todos concordamos em que experiência SÓ com Kms, MUITOS Kms mas os cursos são uma mais-valia. :cool:

Eu só fiz cursos após andar por maus caminhos por 2 anos, mas reconheço que o que aprendi me tinha poupado muitos tralhos e teria tido uma aprendizagem MUITO mais rápida se tivesse logo começado com a técnica perfeita.

Também depende muito dos Cursos, há-os ocm diferentes graus de dificuldade, diferentes objectivos, há cursos dados em escolas da KTM muito avançados já só para PROs, há-os dados por participantes de Rallyes ou campeões de Enduro como o Despres, Meoni, Bounds, Watts, Zippy, Patsy, o nosso Bianchi etc... e depois há os dados por malta mais amadora, normalmente muito mais básicos.

Mas não tenham duvidas qualquer um deles é uma MAIS-VALIA :nod:

11 Mar 2010 13:55 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email WWW
Aventureiro

Registado: 21 Abr 2009 13:11
Os cursos devem ser uma experiência engraçada e uma mais valia, mas é como o Victór disse e bem:

VitorCosta Escreveu:
o famoso Kit de unhas que tanto se fala, só o conseguimos adquirir com kilometros percorridos, conhecendo de mais perto cada grão de areia, sentindo o sabor da lama acabada de desvirgindar, saboreando a sensação de nos perdermos no meio do matagal e de constactarmos que a nossa menina se afunda na mistela de hidrogenio e oxigenio e consegue sair ilesa na margem oposta.

Atenção, sou a favor dos cursos e até participava num, mas nada como ir para o mato e sentir na pele as sensações (ou serão dificuldades?) :D

"Ready To Race"
http://www.motoazores.com

15 Mar 2010 10:28 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email WWW
Aventureiro

Registado: 18 Set 2009 11:21
Há uma coisa que me parece evidente, o dito kit de unhas só avança quando se cumpre uma série de preceitos:

1 – A fazer quilómetros em TT (uma boa ajuda pode ser o transPt)
2 – Quando andamos com alguém que tem mais andamento e que nos obriga a puxar por nós, vamos a trás, vimos como fazem e imita-se.
3 – Quando nos deparamos com obstáculos e avançamos para eles, sem medo, podemos não conseguir ultrapassar à 1ª mas à segunda ou terceira, estamos do outro lado.
4 – Quando nos vamos a divertir e não a sofrer, a motivação, empenho e gozo é fundamental.
5 – No mato com muitas horas
6 – No mato com muitos quilómetros
7 – No mato a curtir.

A verdade é que um dia bem passado, onde com motivação, gozo e sem medos, se as coisas nos saem bem, no fim de uma volta de 150 km, estamos muito melhor do que quando começamos e no dia seguinte já se sai para o mato uns furos claramente acima do dia anterior.

Não é necessário treinar muito, mais nos sítios certos, querem aprender a andar na areia, vão para a comporta ou para o pinhal de Leiria, uma boa comportada vale 1 mês de Apostiça e sai-se de lá com uma dose de areia que deixa marcas no dito kit de unhas (e na moto), querem serra, vão para a serra d’Ossa, saem de lá a subir corta fogos e assim por ai fora.

Os cursos tipo motoesplorer são fixes, mas enfim, são só mesmo para ganhar motivação e saber o b à ba, a não ser que se queira ir para outro patamar e se vá frequentar cursos mais avançados como os do Bianchi Prata, onde se aprende em segurança a dar saltos de 10 metros em motos de enduro.

Tadinha da AT foi-se :-(

15 Mar 2010 11:12 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email
Aventureiro

Registado: 03 Jun 2009 23:28
Pedro BC Escreveu:
2 – Quando andamos com alguém que tem mais andamento e que nos obriga a puxar por nós, vamos a trás, vimos como fazem e imita-se.

Só este ponto eu discordo de ti pedro...muitas vezes este comportamento dá maus resultados.

Acho que cada um deve ser consciente das suas capacidades e deixar o tempo e kilometros percorridos fazer com que a confiança pessoal de cada um vá aumentando e proporcionando novas sensações.

Lembro-me de há uns anos detestar andar em grupo fora de estrada precisamente por isto, eu não me sentia seguro a andar rápido e acabava por me sentir forçado a tentar acompanhar pessoal mais rápido tirando todo o meu gozo pessoal em verdascar devido ao receio de cair.

Ainda hoje, centenas milhares de kilometros depois e ao contrario de muitos apelidades de Experts na matéria, me dá um prazer enorme fazer passeios com os ditos maçaricos apenas pelo facto de circular a velocidades moderadas e poder apreciar cada pedaço de maus caminhos que vamos percorrendo.

Aliás, a minha recente troca de mota (para um "ferro") foi um pouco por isso - há alguns anos que as viagens em estrada não passavam de meros atalhos a percorrer o mais rápidamente possivel, de repente senti que tinha perdido o prazer que sempre tive de fazer viagens sem horários a cumprir nem destino certo...confesso que o fora de estrada está-me no sangue, mas o alcatrão sem fim foi a minha 1ª paixão.

Acho que é uma sensação tipo " ter um chocolate belga na mão e saborea-lo bem devagar para que o prazer de o sentir nas papilas gostativas demore muito mais tempo".

XT 600Z Ténéré 89
XT 600Z Ténéré 90

Imagem http://www.TENEREOWNERSNETCLUBPORTUGAL.com

última vez editado por VitorCosta s 15 Mar 2010 16:51, editado 1 vez no total

15 Mar 2010 13:07 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email WWW
IrOn bUTT

Acho que têm os dois razão:
Aprende-se muito a andar atrás de quem ande bem, mas não devemos esforçar o andamento para além do nossos limites... se querem andar na esgalha e enfiar-se num pinheiro - deixa-los! [wink]

15 Mar 2010 13:35 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email WWW
Aventureiro

Registado: 06 Ago 2009 11:26
A meu ver, para quem vem de outras “especialidades” e começa a dar os primeiros passos no “off”, um curso de condução off-road como os que por aí pululam é muito útil e aconselhado.
Os cursos funcionam como primeira aproximação, são dados em grupo e juntam a teoria à práctica. Tanto mais agora, porque me parece que alguns desses cursos começam a ficar mais maduros.

De resto, para aqueles que já tem algumas horas na terra e no mato (como é o meu caso), que já encontraram um ponto de equilíbrio mas que procuram apurar mais ainda o “Kit de unhas”, não há nada como o treino, treino e mais treino, sendo desejável que o façam acompanhados por pessoal mais experiente.

O exemplo da Escolinha Trail Aventura (Norte e Sul) é um excelente exemplo. Continuem ! :nod: :D

15 Mar 2010 19:00 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email WWW
Aventureiro

Registado: 21 Fev 2010 17:15
Boas
Sou novato por aqui, mas já agora deixo a minha opinião...

Venho do TT em 4x4 e passei às motas por uma questão de necessidade...claro que tinha que arranjar uma que desse para dar umas voltas em TT...
Se nos 4x4 nunca fiz nenhum curso, aprendi técnicas de condução com amigos mais experientes e à custa de alguns euros em gasóleo e estragos no jipe - amolgadelas e capotanços ligeiros .... já nas motas acho diferente.
Primeiro porque um gajo de mota magoa-se quando cai...depois quando tenho um pouco mais de sentido de responsabilidade agora do que tinha aos 24 anos quando comprei o carro! :D

Eu dei dois passeios fora de estrada ai com uma rapaziada e fui fazer o curso à mesma...embora concorde que só a prática leva à experiencia, achei o curso bastante útil.
Primeiro porque foi um fds bem passado, segundo, porque acima de tudo o curso serviu, como já alguém disse aqui, para remover alguns obstáculos da minha cabeça! Terceiro, aprendi algumas técnicas que se calhar - e como já alguém aqui disse - só as ia aprender quando me deparasse com elas, isto se não estivessem só maçaricos comigo!! :D
Claro que se não continuar a passear não me vai servir de nada ! :dance: mas eu não me fico ....

Fiz e recomendo - quem puder fazer faça, acho o dinheiro bem empregue !

BMW F800GS
LAND ROVER DEFENDER 110 CrewCab Tdci

28 Mar 2010 20:48 Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter
Perfil Email
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 103 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Ir para: